segunda-feira, 16 de junho de 2014

Nas camadas jovens de futebol

São resultados surpreendentes, mas que se recebem de muito bom grado, sobretudo por serem logo dois no mesmo ano: Braga (sub-19) e Guimarães (sub-17) são os campeões nacionais de futebol desta época de 2013/14. A única vitória de um dos "grandes" foi para o Benfica em sub-15.


É sempre difícil compreender a importância de uma vitória num escalão de formação. Mais ainda do que estamos habituados a ver nas competições de seniores, há interrupções a meio dos campeonatos (por exemplo, o Campeonato Europeu de sub-17 foi jogado antes da fase final do campeonato nacional); há jogadores que saem para jogar no escalão superior; e as equipas são sempre menos regulares que no futebol profissional pela menor preparação psicológica - e às vezes também táctica - dos jogadores.


Para além disso, as camadas jovens têm sempre dois objectivos e é difícil compreender qual deles é mais importante a cada altura: por um lado, aqui procuram-se talentos que venham a integrar as equipas principais e aumentar a sua qualidade a partir de dentro (com menores custos monetários e com a facilidade e a lealdade que se ganha por já pertencerem ao clube); por outro, equipas e jogadores fazem-se da confiança que vem das vitórias, da experiência de ganhar e é necessário não descurar o valor desportivo e pessoal de "ser campeão".


Grande vitória das equipas e de toda a estrutura juvenil de Braga e Guimarães. Apesar de não ter nenhuma ligação especial com nenhuma das equipas, fiquei mesmo contente com os resultados. É sempre mais difícil de captar talentos para quem não está no Benfica, Sporting e Porto, e portanto é preciso trabalhar mais, ter mais vontade. Mostraram que os resultados não vêm do nome da equipa nem das qualidades individuais (por exemplo, os campeões de juvenis do Guimarães não tinham nenhum jogador chamado para o Europeu deste ano, contra os 12 do Benfica que ficou em 2º lugar). Ser campeão depende daquilo que se faz dentro de campo, nos jogos de todas as semanas e nos treinos todos os dias. Parabéns!

LÁ FORA

Este foi um bom ano para o futebol juvenil português também a nível internacional. Apesar de as equipas nacionais não terem conseguido nenhum título, devem destacar-se as presenças nas finais da UEFA Youth League - a Champions dos Juniores - do Benfica e do Campeonato Europeu de sub-17 da selecção nacional; e ainda o apuramento difícil mas bem conseguido da selcção sub-19 para o Campeonato Europeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário