quarta-feira, 11 de junho de 2014

San Antonio Surs @ Miami Heat - jogo 3 da final e o record dos Spurs

Jogo 3 da final dos playoffs da NBA, entre os Miami Heat e os San Antonio Spurs. 1-1 depois dos jogos em San Antonio. Frente a frente duas equipas e vários jogadores com muita experiência de finais e muitos anos de Basket nas pernas. Diferenças?

O segredo da equipa de Miami é o jogo-espectáculo, veloz, que domina grandes bocados da partida através do poder físico e energia que contagia jogadores, banco e público. Spurtability, chamam-lhe os americanos.

San Antonio depende menos do ambiente no pavilhão (tem um score de época regular de 32 vitórias e 9 derrotas em casa, e de 30-11 fora) e mais da consistência dos 3 veteranos, Duncan, Parker e Ginobli. E, ao contrário de Miami, tem um jogador de grande qualidade que não pertence ao grupo de jogadores basilares, sinónimo de menos pressão e mais liberdade: Kawhi Leonard.





Pois. O arranque foi certinho, como é hábito dos veteranos de San Antonio. Recorde de % de lançamentos certeiros numa parte de uma final com 76% (e, caraças, 87% no 1º quarto!), quando a média da NBA anda nos 45%. Ainda para mais estavam a jogar sob pressão e contra os Heat, uma equipa que faz o oponente arriscar menos no ataque para não sofrer tantos pontos nas transições.





CHAVES DO JOGO:

Kawhi Leonard vs LeBron James. Stephen Howard (a escrever para o sportsblog.com) disse, antes do início do jogo, que devido à importância deste jogo, "LeBron James vai tentar ser a figura principal da equipa e não envolver tanto os seus companheiros de equipa no jogo (...) O frente-a-frente entre James e Leonard pode determinar o resultado final". LeBron tentou, de facto, ser o protagonista principal, mas cedo sucumbiu à pressão, discutindo com colegas de equipa e árbitro, não conseguindo reprimir a frustração assim que os Spurs ganharam uma vantagem larga e incapaz de atear a chama costumeira dentro da American Airlines Arena.


Mas, mais importante do que isso, Leonard entendeu o seu papel, sacudiu a pressão e fez um grande jogo. Meteu 10 dos 38 cestos da sua equipa, 5 deles no 1º quarto e, tal como disseram no USA Today, "não fez barulho ao silenciar LeBron". Ao contrário de James, Leonard não é a figura principal da sua equipa, não é o jogador mais experiente e de quem se espera mais e tem um banco mais forte para o apoiar caso as coisas não corram bem. Tal como Greg Popovych, treinador dos Spurs, quer para a sua equipa, Leonard é daqueles jogadores cuja chama arde por dentro; não é expansivo nem efusivo, mas quando o jogo começa "baixa a cabeça" e só vê bola. Correndo o risco de desaparecer durante um jogo inteiro, as suas características psicológicas são ideais para jogos complicados - como por exemplo finais a jogar fora de casa. É o Joker desta equipa e, desta vez, o Joker levou a vaza para o seu lado.

Primeira parte incrível da equipa de San Antonio, que praticamente fechou o jogo ao intervalo, com o resultado em 71-50. Os Miami Heat não voltariam mais ao jogo, mesmo com a equipa forasteira focada apenas em gerir o resultado, ficando a ideia de que não conseguiram jogar como equipa e concentrar-se o suficiente para se empolgarem, a si e ao público; seria a única hipótese para dominarem o resto da partida e chegarem à reviravolta.

-------

Resultado final: 111-92. O jogo 4 é novamente em Miami, com transmissão na SportTv 2 às 2:00 da madrugada de dia 13.





Sem comentários:

Enviar um comentário