sábado, 31 de janeiro de 2015

10 razões para ver o Super Bowl



A final da NFL deste ano é já este domingo, dia 1 de Fevereiro, às 18h30 Eastern Time (23h30 em Portugal). Estas são as minhas 10 razões para ver o Super Bowl:

1. O desporto em si é dos mais espectaculares que existem. Claro que eu sou parcial neste aspecto porque jogo Futebol Americano, mas para quem gosta de jogos tensos e rápidos não há muitos assim. As regras necessárias para comprender o jogo são mais fáceis do que parecem, e há a questão do jogo parar muitas vezes. Mas o tempo de bola corrida junta componentes mentais e físicas que poucos desportos conseguem juntar. Falarei mais sobre isto noutro post.

2. O Super Bowl é o apogeu deste desporto. Em todos os aspectos. Na qualidade das equipas, na espectacularidade da transmissão e em todo o ambiente que se gera à volta deste jogo.

3. Ver com os amigos. Devido às próprias características do desporto, muito propenso a grandes highlights, a festa é sempre grande. A minha equipa, os Crusaders, vai juntar-se no Hennesy's Irish Pub no Cais do Sodré, e essa é a melhor maneira de ver este jogo. Ou qualquer jogo.


Até o Obama junta os amigos para ver o Super Bowl

4. Os snacks. É uma tradição americana juntar os melhores snacks que se conseguirem arranjar para ver este jogo, e eu não vejo porque é que não pode passar a ser uma tradição cá.




5. A transmissão. Ver Futebol Americano ao vivo pode ser difícil, o jogo é muito comprido e tem muitas paragens, mas o talento das televisões e dos comentadores norte-americanos anula isso completamente. Repetições, highlights, explicações das regras, análises e muita emoção na voz melhoram toda a experiência, mesmo para quem não percebe nada do que está a ver.

6. A publicidade. Geralmente os anúncios são aquilo que não queremos ver na televisão. Sobretudo num desporto com tantas paragens, a coisa pode tornar-se maçadora. Mas não durante o Super Bowl: este dia é o supra-sumo da publicidade, ou não custassem cada 30 segundos de tempo de antena à volta de 4,5 milhões de dólares. É bom que se apliquem.




7. O espectáculo ao intervalo. O half time show do Super Bowl é único no mundo do desporto, e mostra bem a dimensão deste dia. Mesmo para quem não gosta do desporto em si tem sempre alguma coisa para ver; este ano temos a Katy Perry e o Lenny Kravitz.

7. Tom Brady, Rob Bronkowski e os New England Patriots. Para Tom Brady, esta é o sexto Super Bowl (segundo na lista de recordes), e já o ganhou por três vezes. Teve um playoff impressionante, onde mostrou um lado mais efusivo do que o normal. Gronk, o tight end da equipa, foi o melhor na sua posição durante a época e é fantástico ver a habilidade para correr rotas e apanhar a bola num tipo tão grande e pesado; é quase impossível de parar e vamos ver se a defesa dos Seahawks o consegue fazer.



8. Russel Wilson, Marshawn Lynch, Richard Sherman e os campeões em título Seattle Seahawks. Richard Sherman é sem dúvida um dos melhores defesas da liga. Ao contrário da maioria dos jogadores que faz a quantidade de trash talk que ele faz, é incrivelmente dedicado ao desporto e focado no seu trabalho, elevando o nível de empenho da sua equipa através da sua atitude. Muitos quarterbacks da liga costumam evitar lançar passes para a zona de Sherman, mas o mesmo não se passa com o Tom Brady e podemos ter situações para o defesa dos Seahawks brilhar. Wilson (quarterback) e Lynch (running back) são os homens-chave do ataque dos Seahawks e a versatilidade de Wilson a passar, correr ou entregar a Lynch, que parece um comboio a correr com a bola, tornam o jogo ainda mais espectcular. Os Seahawks vêm de uma vitória no prolongamento, numa reviravolta daquelas dos contos de fadas, sobre os Green Bay Pakers o que lhes dará uma motivação extra para revalidar o título.




9. É o único jogo do ano em que não é preciso ter o gamepass da NFL, SportTV ou tv pirata. Em Portugal já há alguns bares e cafés que passam o jogo, um pouco por todo o país. Vejam este site.

10. Wildcard. A minha 10ª razão ainda não aconteceu. Há sempre qualquer coisa memorável que acontece no jogo e toda a gente quer dizer que a estava a ver ao vivo e que o pub onde estava foi ao rubro. Ou é alguém que é apanhado a fazer qualquer coisa idiota pelas câmaras, ou há a "melhor fatiota de adepto de sempre", ou alguém quebra um recorde, ou um highlight que fica para a história.



Sem comentários:

Enviar um comentário