sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os Jogos do Sério - Futebol Americano

No segundo número d'Os Jogos do Sério temos o "meu" desporto: Futebol Americano. Claro que a análise se foca mais no campeonato norte-americano, mas há coisas que servem também para os que se juntam a mandar umas bolas.



Watchability (isto é divertido de ver?): 7
Para ver ao vivo, é preciso que haja um ambiente incrível, caso contrário as interrupções frequentes podem tirar a pica do jogo. Ver pela televisão é bastante melhor porque os highlights  e as análises dos comentadores, cheias daqueles gráficos bonitos que os americanos usam, tornam a coisa muito mais fluida. O desporto em si é dos mais capazes de nos fazer saltar e berrar, e todo o espectáculo montado para cada jogo (e não é só na NFL, qualquer encontro da liga universitária americana tem milhares de pessoas a fazer um festão), ajuda a manter o ânimo. As regras básicas são fáceis de aprender, mas há muitas regras pequenas que nos deixam sem perceber algumas decisões dos árbitros. Aconselho que se veja com um grupo de amigos porque as reacções dos outros são do melhor.




Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 5
É bastante fácil de jogar, sobretudo porque existem várias funções em campo e cada uma tem um objectivo muito específico e limitado; por outro lado as pequenas regras e os playbooks são difíceis de entender à primeira. Além disso qualquer pessoa pode jogar, literalmente. Pequenos e grandes, mais ou menos atléticos, qualquer um tem corpo para o futebol americano. Na minha equipa temos gente entre os 55 e os 130kg, 1m60 e 2m. Divertido também é, porque existe sempre qualquer coisa que gostamos de fazer, desde o contacto físico dos linhas à velocidade e habilidade dos receivers. Mas é preciso gostar, ou pelo menos tolerar, o contacto físico duro e muitas pessoas desistem precisamente por isso. A repetição vezes e vezes sem conta das mesmas jogadas só serve para quem gosta de aperfeiçoar os mesmos movimentos e há jogadores que se cansam disso rapidamente.

Factor cool: 10
Tenho várias razões para este 10: o exotismo, as shoulder pads e capacetes - imagem de marca do desporto - e a espectacularidade das jogadas. Tudo isto conflui para criar um desporto com uma carga energética muito grande, associada a poderio e domínio físico num combate em campo.


Navigators vs Crusaders. A Liga Portuguesa de Futebol Americano está já na sexta edição

Handicap: -4
É preciso algum equipamento para jogar a sério. E o contacto físico é duro e não é para qualquer pessoa. As regrazinhas não ajudam nada a fluidez dos encontros e prejudicam tanto o espectáculo como a concentração dos jogadores.

FINAL SCORE: 18





Sem comentários:

Enviar um comentário