domingo, 26 de outubro de 2014

Os Jogos do Sério

"Os Jogos do Sério" relata uma busca pessoal pelo desporto mais emocionante à face da terra.

No futuro, vou andar à procura dos melhores desportos do mundo. Para já, faço uma comparação entre quatro dos mais comuns (Futebol, Basketball, Natação e Ténis), para que sirvam de base a esta investigação.

FUTEBOL


Watchability (isto é divertido de ver?): 6
Nisto o futebol varia muito. Há jogos maravilhosos e emocionantes, mas é muito comum ser aborrecido tanto pela quantidade de pau, anti-jogo ou falta de qualidade e inspiração das equipas.

Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 9
Em Portugal e quase por todo o lado é a modalidade mais acessível de jogar, nem que seja ao fim-de-semana num pavilhão alugado ou na rua com umas mochilas a fazer de baliza, e ainda assim ser um jogo emocionante. Além disso, pode ser jogado por pessoas com tipos de físico diferentes, altos e baixos, magros e caparrudos, homens e mulheres.

Factor cool: 8
Não que o futebol seja cool em si, mas porque o estatuto de alguns jogadores puxa para cima toda a modalidade.

Handicaps: -6
Por valer milhões, há corrupção por todo o lado e isso não é fixe. A preponderância do papel, ou da incompetência, dos árbitros é demasiado pesada no futebol - seria fácil de resolver, mas ninguém está para aí virado. É muito fácil fazer anti-jogo e, quanto a mim, devia ser um jogo de tempo útil (como o basket, por exemplo) e não de tempo real.

FINAL SCORE: 17



BASKETBALL



Watchability (isto é divertido de ver?): 8
Para mim não há nada mais divertido de ver que a NBA. Mas se for o campeonato português, a piada não é a mesma.

Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 6
Qualquer pessoa pode jogar na escola (tinha um colega de equipa que pesava mais de 100 quilos, isto no 7º ano). Mas para jogar competitivamente, é preciso ser alto, o que automaticamente exclui muita gente.

Factor cool: 8
É uma modalidade exótica o suficiente, em Portugal, para ter um estatuto. E depois há a NBA.

Handicaps: -3
Em Portugal, é difícil de jogar se não for competitivamente, e mesmo aí a modalidade não está muito evoluída. E há a questão da altura.

FINAL SCORE: 19




NATAÇÃO



Watchability (isto é divertido de ver?): 4
Eu não gosto muito de ver natação, porque não vemos os movimentos deles e aquilo parece sempre muito igual. Nos Jogos Olímpicos é sempre mais divertido. A diversidade de modalidades na natação também é um ponto a favor.

Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 7
Quase toda a gente adora nadar, mas fazer natação é menos divertido. Há pouca liberdade, se compararmos com quase todos os outros desportos, e não encoraja a expressividade individual. Além disso, não há por aí piscinas aos pontapés e costumam ser caras. É menos dado a lesões que a maioria dos desportos. Na natação, é mesmo a capacidade dos atletas que conta - não há interferência de terceiros nem das condições atmosféricas e não há faltas.

Factor cool: 6
O pessoal que faz isto fica com uns grandas ombros, e passam muito tempo de fato de banho.

Handicaps: -4
É um desporto bastante monótono e não é fácil de praticar em qualquer altura ou em qualquer sítio.

FINAL SCORE: 13



TÉNIS



Watchability (isto é divertido de ver?): 9
Os jogos são quase sempre emocionantes porque a cada ponto alguém pode sacar uma pancada incrível. Os movimentos são livres e bonitos de ver e combinam técnica e força. A época do ténis tem vários pontos altos (Grand Slams), que concentram as atenções do público e dos jogadores e nos dão a oportunidade de ir acompanhando os nossos atletas favoritos.

Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 5
É muito difícil de jogar, sobretudo se não se começar muito cedo, porque os movimentos não são intuitivos. É fisicamente exigente, é caro, e nem sempre é fácil de jogar com quaisquer condições atmosféricas. Por outro lado, as regras estão bastante bem definidas e o uso do hawk-eye veio acabar com muitos dos problemas do piso rápido (a questão nem existe na terra batida).

Factor cool: 8
É uma das únicas modalidades em que as mulheres estão quase tanto em evidência como os homens, o que lhe dá uma aura especial. O circuit também tem uma certa mística: os mesmos jogadores vão-se encontrando em sítios diferentes do mundo.

Handicaps: -2
Continua a ser um desporto elitista.

FINAL SCORE: 20

Sem comentários:

Enviar um comentário