segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Os Jogos do Sério - Pelota Basca / Jai-Alai

"Os Jogos do Sério" relata uma busca pessoal pelo desporto mais emocionante à face da terra.

No primeiro post desta rubrica temos um forte candidato a "O Jogo do Sério" nº1. Assim que vi pela primeira vez o Jai-Alai, a mais emocionante das modalidades da Pelota Basca, os meus olhos brilharam.


O que é?

A pelota basca é um desporto medieval, que se manteve bastante próximo da sua origem. Tem 14 variações diferentes, variando consoante a dimensão do campo (30m, 36m, 54m e trinquete) e do equipamento (jogar com a mão, com uma raquetes de madeira ou com as cestas do Jai-alai, jogar com bola de cabedal ou bola de borracha, etc.) 



O campo é parecido com o de squash, mas muito mais comprido e aberto do lado direito. Se a bola toca no chão desse lado (na zona que, na fotografia, é da cor da madeira e não verde como o resto do campo), é considerada fora. Como no squash, a parte mais baixa da parede frontal (a azul na fotografia) também é considerada fora. A bola tem de ser recebida sem bater no chão ou batendo apenas uma vez e atirada contra a parede frontal num movimento único e flúido. De resto é parecido com o squash: perde o ponto quem falhar o serviço, meter a bola fora, deixar a bola bater duas vezes, segurar a bola ou interferir com um jogador da equipa adversária.

Quanto ao modelo de jogo: é em roda-bota-fora. O jogador ou dupla que vence o ponto fica no campo e marca 1 ponto,  quem perde o ponto vai para o final da fila - vence quem chegar primeiro aos 7 ou 9 pontos (consoante as competições).



Watchability (isto é divertido de ver?): 9

Epá, sim! Jai-alai é divertidíssimo de ver. As regras são simples e parecidas com as de outros desportos, o que faz com que seja imediatamente possível seguirmos um jogo. Os movimentos são muito bonitos e a velocidade e o equipamento dão-lhe uma espectacularidade que há em poucos desportos. O único ponto negativo é que, pela televisão, é difícil seguir a bola.

Jogabilidade (isto é divertido e fácil de jogar?): 7

Divertido de jogar deve ser sem dúvida nenhuma, mas deve ser incrivelmente difícil de apanhar o jeito, o que se pode tornar frustrante ao início. Além disso não há por aí muitas arenas de Jai-alai, a única hipótese nesses casos é arranjar uma parede grande lá no bairro e o equipamento pode ser difícil, e caro, de comprar.

Factor cool: 10

Nunca vi nenhum desporto que fosse tão cool, para mim, como o Jai-alai. 10 fácil. Como bónus, já deteve o recorde para o desporto com bola mais rápido (com a bola a ser lançada a 302 km/h) - mas o golfe passou-lhe à frente (328 km/h).

Handicaps: -6

Para além de ser difícil de encontrar equipamento e onde jogar, neste desporto os canhotos não podem participar. É chato.

FINAL SCORE: 20







Sem comentários:

Enviar um comentário